Vendas ao exterior recuam 13%, impactadas por queda nas exportações de soja e carnes de aves
As exportações de Santa Catarina alcançaram US$ 942 milhões no mês de agosto, uma queda de 13% em relação ao mesmo período do ano passado.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
De janeiro a agosto de 2024, as exportações catarinenses alcançaram US$ 7,5 bilhões, o que representa queda de 5,7% em comparação com o acumulado nos oito primeiros meses de 2023.
De acordo com Boletim do Observatório FIESC, houve recuo nas vendas de carnes de aves e de soja, importantes produtos da pauta exportadora catarinense, o que acabou afetando o desempenho.
No caso da soja, segundo o Observatório, o recuo é decorrente de preços médios menores, em função da maior oferta brasileira do produto.
A exportação de carne suína cresceu 1,6% em agosto com relação ao mesmo mês do ano passado. O setor de equipamentos elétricos se destacou na balança comercial, principalmente com as vendas de motores elétricos e transformadores elétricos.
Esse último cresceu 19% em relação a agosto do ano passado. Já os motores elétricos registraram queda de 3,3% em relação a 2023 na mesma base de comparação, mas com crescimento acumulado ao longo do ano.
O setor de madeira e móveis teve recuo de 1,2% em agosto comparado ao mesmo mês de 2023, mas registrou alta de 8% no acumulado do ano nas exportações.