Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
33 °C
13 °C

Governo de SC emite nota sobre greve dos professores

Desconto de salário para quem faltar no trabalho por conta das paralisações foi anunciada

Por Poliana Peri
29/04/2024 - 08h12.Atualizada em 29/04/2024 - 08h30
Greve em SC - Foto: Zé Maia/CBN Floripa

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), por meio das redes sociais, se manifestou na noite de domingo, 28 de abril, sobre a greve dos professores catarinenses. (acesse). Em suas falas negou a descompactação da folha de pagamento - principal reivindicação da categoria - e anunciou desconto de salário para quem faltar no trabalho por conta das paralisações. 

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Nos canais oficiais do governo, uma nota oficial sobre a situação foi publicada. Medidas foram adotadas para ocorrer o andamento das aulas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja a Nota Oficial do Governo do Estado de Santa Catarina:

Sobre a greve de uma pequena parte dos professores catarinenses, diante dos fatos abaixo expostos:

  • Com base nos portais de transparência de cada Estado, Santa Catarina paga a maior média salarial da região Sul aos profissionais da Educação, superior em cerca de 15% à paranaense e aproximadamente 50% maior que a gaúcha.
  • O governo está aumentando em mais de 100% o vale-alimentação.
  • Revisou o desconto de 14% para aposentados, garantindo que recebam um valor maior todos os meses no benefício.
  • Trabalha no maior concurso da história para contratar 10 mil novos profissionais na Educação.
  • Preocupou-se em garantir que todos os professores tenham um horário remunerado fora da sala de aula para planejar conteúdos e preparar provas.
  • E que o pedido da descompactação da folha de pagamento é absolutamente inviável no momento: custaria R$ 4,6 bilhões e violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Estado portanto, determina, inicialmente, as seguintes medidas para garantir o acesso de todos alunos catarinenses à Educação:

  • Desconto das faltas injustificadas dos professores grevistas
  • Contratação de professores temporários para manter as aulas funcionando
  • E que a negociação sobre remuneração dos professores só será retomada assim que essa pequena parcela de professores retorne para a sala de aula

O que pede o sindicato

Conforme o Sinte-SC, sindicato que representa a categoria, as pautas defendidas pela classe e que movem a greve são o reajuste do Piso Nacional na tabela salarial, com descompactação da tabela; anúncio e efetivação do concurso público para o magistério; aplicação da hora atividade para todos os trabalhadores da educação e revogação total do desconto de 14% aplicado na folha de pagamento dos aposentados.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR