Conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina teve a morte confirmada na noite do último domingo, 15 de setembro
Morreu, na noite do último domingo, 15 de setembro, em Florianópolis, o ex-presidente da Academia Catarinense de Letras e do TCE/ SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina, Salomão Ribas Júnior.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Natural do Oeste catarinense, Ribas foi conselheiro do TCE entre os anos 1990 e 2014, e também atuou como professor, radialista e político.
Em nota, o presidente do TCE/ SC lamentou a perda de uma “personalidade que trazia na extrema competência e na cordialidade duas de suas principais marcas” e desejou os sentimentos aos amigos e familiares. A causa da morte de Salomão Ribas Júnior não foi informada.
A Academia Catarinense de Letras informou que “a perda é, particularmente, dolorosa para esta instituição que ele amou até o fim” e que seu trabalho “será sempre dignificado, nas Letras, por sua obra imortal”.
Salomão Ribas Júnior exerceu funções em órgãos importante de Santa Catarina, como Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado. Radialista, atuou em rádios de Curitiba, Rio de Janeiro e Florianópolis - onde trabalhou na locução esportiva da Rádio Anita Garibaldi.
Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos em secretarias de Estado, foi deputado estadual, conselheiro e presidente do TCE/ SC. Entre 1991 e 1992, Salomão Ribas Júnior também lecionou sobre Instituições de Direito Público na ESAG (Escola Superior de Administração e Gerência), da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Autor de diversas obras sobre educação e contas públicas, era membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, da Associação Catarinense de Imprensa e do Idasc (Instituto de Direito Administrativo do Estado de Santa Catarina).
Desde 1992, ocupava a cadeira 38 da Academia Catarinense de Letras, da qual foi presidente. Ribas também foi presidente da Acaert entre 2014 e 2018. “Em nome dos associados e dirigentes da Acaert, apresentamos votos de solidariedade à família e amigos”, declarou a entidade em nota.