Plano foi elaborado para alinhar as compras públicas de Santa Catarina à nova Lei de Licitações
O governador Jorginho Mello participou, na última terça-feira, 09 de setembro, de três atos importantes realizados pela Secretaria de Estado da Administração (Sea) para a modernização da gestão pública: a entrega do Plano Estratégico do Programa Compras SC (2025–2027), o lançamento da plataforma digital Compra Boa e a assinatura de um termo de cooperação com a OAB/SC para adesão de atas de registro de preço.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
“Santa Catarina mais uma vez mostra que é exemplo para o Brasil. Estamos garantindo economia, eficiência e transparência nas compras públicas. São recursos que deixam de ser desperdiçados e passam a ser aplicados onde a população mais precisa: na Saúde, na Educação e na Segurança Pública”, afirmou o governador Jorginho Mello.
O plano estratégico entregue ao governador é um documento de planejamento que define as metas, prioridades e iniciativas do programa para os próximos dois anos.
Ele foi elaborado para alinhar as compras públicas de Santa Catarina à nova Lei de Licitações, com regras claras e gestão integrada, uso eficiente dos recursos públicos, compras com responsabilidade social e ambiental e transparência nos processos. A expectativa é economizar R$ 1,5 bilhão com a centralização do serviço.
O evento também marcou o lançamento oficial da plataforma digital Compra Boa, uma solução inovadora que traz mais agilidade, padronização e segurança jurídica aos processos.
A ferramenta permite automatizar documentos e reduzir burocracias; disponibiliza um marketplace para contratações diretas; moderniza o credenciamento de fornecedores; aproxima governo e empresas de forma rápida e eficiente, criando oportunidades para fornecedores locais e fortalecendo a economia catarinense.
O Governo do Estado também realizou a assinatura do termo de cooperação com a OAB/SC, que possibilitará à Ordem aderir às atas de registro de preços compartilhadas. A iniciativa amplia a integração institucional, reforça a transparência e garante mais eficiência na utilização dos recursos públicos.
De acordo com o secretário da Administração, há também a expectativa de firmar um termo de cooperação com a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam).