Mudança mais do que triplica número de educadores isentos de IR no Estado
Em todo o país, a isenção de IR vai se aplicar a 51,6% dos professores - Foto: Reprodução Aproximadamente seis em cada 10 professores de Santa Catarina passarão a ter isenção de Imposto de Renda a partir de 2026, em função do novo limite que vai dispensar do pagamento do tributo a quem recebe a partir de R$ 5 mil.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Os dados foram apresentados em um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O projeto que aumenta a faixa de isenção foi aprovado em outubro no Congresso e sancionado no mês passado, passando a valer a partir de janeiro.
SC é o sétimo estado com a maior proporção de professores beneficiados com a isenção total do IR, que vai atingir 57,9% dos educadores de SC.
O resultado mais do que triplica o número de professores isentos de IR em SC. Atualmente, sem a mudança, somente 18,1% dos educadores catarinenses estão isentos do imposto, contra 57,9% que serão beneficiados pela isenção a partir do ano-base de 2026. Em todo o país, o número de professores isentos de IR saltará de 19,7% para 51,6%.
A maior faixa de beneficiados é a de Roraima, estado em que 63,3% dos professores não precisarão mais recolher nem pagar IR. Em todo o país, a isenção de IR vai se aplicar a 51,6% dos professores, segundo o levantamento do Ipea, mais do que dobrando o número de beneficiados. Na prática, os números significam que ao menos 1 milhão de professores da educação básica do Brasil terão aumento na renda disponível, por isenção ou redução do IR, e cerca de 620 mil deixarão de pagar o imposto.