Medida visa controlar foco do vírus detectado em Montenegro; operações funcionam 24 horas com apoio da Brigada Militar
O governo do Rio Grande do Sul iniciou neste fim de semana a instalação de sete barreiras sanitárias em estradas que cruzam o município de Montenegro (RS), após a confirmação de um foco de influenza aviária de alta patogenicidade na região.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
A presença do vírus foi oficialmente confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na sexta-feira, 16 de maio.
Até a noite de sábado, 17 de maio, cinco barreiras já haviam sido montadas.
As estruturas estão sendo posicionadas em locais estratégicos: duas na BR-386, uma na RS-124, uma na TF-10, no sentido Triunfo, e três em estradas vicinais, todas dentro de um raio de três a dez quilômetros do epicentro da infecção.
As operações contam com atuação conjunta da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar, da prefeitura de Montenegro e de técnicos do Estado, com funcionamento 24 horas por dia.
O objetivo é fiscalizar o trânsito de veículos e pessoas, restringindo a propagação do vírus.
Além das barreiras, cerca de 540 propriedades rurais serão vistoriadas em um raio de dez quilômetros, com foco em avaliações sanitárias e ações educativas para prevenção e controle da doença.
Em nota oficial, a prefeitura de Montenegro tranquilizou a população, afirmando que o risco de infecção em humanos é muito baixo, e normalmente se restringe a profissionais com contato direto e frequente com aves.
As medidas reforçam o compromisso das autoridades com o controle sanitário e a segurança agropecuária do estado.