Caso confirmado no fim de semana mobilizou a Secretaria de Saúde, que já adotou medidas de prevenção e suspendeu as aulas na escola da criança
Uma criança de 4 anos foi diagnosticada com meningite bacteriana em Concórdia.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O caso foi confirmado no sábado, 03 de maio, e levou a Secretaria Municipal de Saúde a implementar ações imediatas para conter o risco de transmissão.
A criança, aluna do Pré I da Escola Nações, está internada em estado estável. Por precaução, todos os colegas de sala e professores que tiveram contato direto com ela foram encaminhados ainda no sábado ao Posto de Retaguarda do bairro Guilherme Reich, onde receberam atendimento médico e antibióticos profiláticos. “Essa é uma medida padrão, segura e eficaz para prevenção”, explicou Mônica Pivotto, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
A criança apresentou inicialmente sintomas parecidos com os de uma gripe comum, como febre e dor no corpo, mas logo surgiram sinais mais específicos. “Rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele são sinais de alerta que não devem ser ignorados”, reforçou Mônica.
Sem histórico recente de viagens, a origem do contágio ainda é incerta. A Vigilância não descarta que a infecção possa ter se desenvolvido a partir de quadros como dor de garganta ou ouvido, ou por contato direto com alguém infectado.
O secretário de Saúde, Rudi Zanella, afirmou que a situação está sob controle. “Todos os que tiveram contato direto foram medicados e estão sendo acompanhados pelas equipes”, garantiu.
Como medida adicional, a sala de aula da criança será desinfetada nesta segunda-feira, 06 de maio, e as aulas das turmas do Pré I da Escola Nações estão suspensas nos dois turnos.
A Secretaria de Saúde de Concórdia reforça a importância da vacinação, principal forma de prevenção contra a meningite, disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde.