Paciente contraiu a doença durante viagem a trabalho em São Paulo; não há transmissão local no município
A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê confirmou, na semana passada, um caso de febre do Oropouche (FO). A infecção foi identificada após um paciente apresentar sintomas semelhantes aos de dengue e chikungunya, como febre, dores musculares e articulares, náuseas e diarreia.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Seguindo o protocolo de vigilância epidemiológica, foram realizados exames para diferentes arboviroses, resultando positivo para o vírus Oropouche.
A investigação conduzida em parceria com a Regional de Saúde de Xanxerê concluiu que o paciente contraiu a doença durante uma viagem a trabalho ao estado de São Paulo, na semana anterior à Páscoa. Até o momento, não há evidências de transmissão local do vírus no município. O paciente já se recuperou e retomou suas atividades normalmente.
A febre do Oropouche é causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus oropoucheense, transmitido principalmente pelo mosquito-pólvora (Culicoides paraensis). A doença pode ocorrer tanto em ambientes silvestres quanto urbanos. Não há tratamento específico, sendo recomendados repouso, tratamento sintomático e acompanhamento médico.