Em 70 anos de trabalho, Plaumann catalogou cerca de 80 mil exemplares de 17 mil espécies diferentes de insetos
A Assembleia Legislativa promoveu uma sessão especial na noite de segunda-feira, 16 de setembro. Na ocasião, foram homenageados municípios, instituições e personalidades que contribuíram na construção e preservação da cultura germânica no estado. Personalidade como o Fritz Plaumann, entomologista e botânico alemão (in memoriam) também foi agraciado.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O momento foi realizado em comemoração aos 200 anos da imigração alemã para o Brasil e 195 anos em Santa Catarina. A solenidade foi proposta pelo deputado Ivan Naatz (PL).
Oriundo da Prússia Oriental (atual Rússia), Plaumann nasceu em 1902 e mudou-se com a família para o Brasil em novembro de 1924, instalando-se em Seara no mesmo ano, iniciou seus estudos sobre as espécies de orquídeas e de insetos da região, que se estenderam até 1994.
Em 70 anos de trabalho, catalogou cerca de 80 mil exemplares de 17 mil espécies diferentes de insetos, dos quais 1.500 eram desconhecidas da ciência. As espécies estão expostas no Museu Entomológico Fritz Plaumann, localizado em Linha Nova Teutônia, interior de Seara.
Para representar o município de Seara, estiveram na cerimônia a superintendente de Cultura de Seara, Elaine Aigner Benetti e o professor Alex Antunes de Lima.