***
A redução no valor do leite pago ao produtor é motivo de preocupação para o Executivo de Seara. De acordo com a cotação, o recuo mais recente chega a R$ 0,30 por litro. Nessa situação, o Executivo encaminhará um ofício nesta quarta-feira, 07 de junho, solicitando auxílio à autoridades estaduais.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O documento será enviado ao secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Valdir Colatto, e aos deputados estaduais Marcos Vieira (PSDB), Altair Silva (Progressista), Napoleão Bernardes (PSD) e Neudi Sarreta (PT).
Leia a íntegra do documento:
Com nossos cordiais cumprimentos, dirigimo-nos a Vossa Excelência, para solicitar Vossa intervenção e contribuição em relação a manutenção da atividade de produção leiteira no Estado e especialmente na nossa região.
Há que se considerar que o leite tem sido uma alternativa de produção agropecuária no município de Seara, e que tem se tornado o principal ramo de negócio e de sustentabilidade de muitas famílias estabelecidas no meio rural.
Nos últimos tempos, estão ocorrendo variações significativas no preço praticado pelo litro de leite, a última e mais recente representou a queda de R$ 0,30 (trinta centavos) por litro de leite pago ao produtor. Essa instabilidade preocupa e desestabiliza os produtores.
Aqui na esfera municipal, diariamente atendemos produtores extremamente preocupados e até desesperados, sob a alegação de que não darão conta de pagar os custos da produção e tampouco os investimos realizados, além de que a atividade que deveria ser a sustentabilidade da propriedade passou a ter resultados negativos. Muitas pessoas manifestam a vontade de abandonar o negócio e procurar meios de sobrevivência na cidade.
Pelo exposto e sensibilizados com o reflexo dessa instabilidade de mercado que afeta a cadeia produtiva de leite, é que solicitamos Vossa ação e intervenção junto aos órgãos competentes, para que sejam estabelecidos valores mínimos que garantam a sustentabilidade do negócio para os produtores rurais.
Atenciosamente,
Edemilson Canale - Prefeito e Flávio Ragagnin -Vice-Prefeito