Conforme dados do CAI, em Seara, estão cadastradas mais de 2,7 mil pessoas de outras nacionalidades
Cerca de 67 alunos, de 11 e 13 anos, da Escola Municipal Lira Camila Petry de Seara, receberam, na última sexta-feira, 27 de setembro, a palestra do Cultivando Atitudes, projeto do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Conforme dados do Centro de Atendimento ao Imigrante (CAI), em Seara, estão cadastradas mais de 2,7 mil pessoas de outras nacionalidades. A população do município, de acordo com o censo de 2022, é de 18.620 habitantes.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Durante a atividade, os estudantes receberam um kit contendo uma mochila ecológica, um marca-páginas com mensagens do projeto, folders que explicam as atividades do MPSC, um estojo e um lápis-semente.
Nos diversos modelos de lápis-semente, estão impressas frases de incentivo à cidadania. Na ponta do lápis, encontram-se sementes de plantas frutíferas, que podem ser plantadas pelos alunos após o uso do material.
O programa Cultivando Atitudes foi elaborado para que Promotores de Justiça possam interagir com crianças e adolescentes em sala de aula. A ideia é promover debates sobre problemas sociais, repassando aos alunos noções de cidadania e informações sobre a atuação do Ministério Público.
O Cultivando Atitudes é coordenado pelo Grupo de Valorização da Ética e da Cidadania (GVEC) do MPSC, recentemente reativado pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano.
O grupo tem o propósito de promover a educação e conscientização sobre valores e temas relevantes ao convívio social, além de melhorar a compreensão da população em relação à atuação do Ministério Público catarinense.