Vigilância Epidemiológica fará bloqueio sanitário na região da Escola Núcleo Rosina Nardi nesta terça-feira
O bloqueio sanitário ocorrerá especificamente na região da Escola Núcleo Rosina Nardi - Foto: Ilustração A Secretaria Municipal de Saúde de Seara confirmou, nesta segunda-feira, 02 de janeiro, o primeiro caso de Chikungunya registrado no município em 2026. O paciente apresentou sintomas agudos da doença, já está em fase de recuperação, mas segue sendo monitorado pelas equipes de saúde.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da Dengue e do Zika vírus. Entre os principais sintomas estão febre alta e dores intensas nas articulações, que podem persistir por longos períodos.
Com o objetivo de conter a proliferação do mosquito na área onde o caso foi confirmado, a Vigilância Epidemiológica realizará a aplicação de inseticida por meio do fumacê (UBV) nesta terça-feira, 03 de janeiro. O bloqueio sanitário ocorrerá especificamente na região da Escola Núcleo Rosina Nardi.
A Prefeitura de Seara reforça a importância das medidas de prevenção, mesmo durante o período de temperaturas mais baixas. Agentes de saúde seguem intensificando as vistorias em quintais e áreas externas para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Manter recipientes que acumulam água sempre limpos e secos é a principal forma de evitar a doença. Em caso de sintomas, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.