Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
33 °C
13 °C
Início . Blogs e Colunas .Cláudio Prisco Paraíso

Temperatura subindo

Por Cláudio Prisco Paraíso
03/09/2024 - 08h11.Atualizada em 03/09/2024 - 08h11

Deflagrada a campanha eleitoral na sua maior intensidade desde sexta-feira, quando começou a propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão.

Nessa arrancada, nos primeiros três dias, muita rivalidade, digamos assim, com um clima ainda mais acalorado. Especialmente em Joinville, Florianópolis e Criciúma.

Vamos começar pelo maior município catarinense, Joinville. O candidato Sargento Lima, do PL, está atrás de Carlito Merss nas pesquisas internas. Mas, o ex-prefeito do PT acumula rejeição superior a 50 pontos percentuais.

Portanto, tem teto para crescimento.
Sargento Lima foi pra cima de Adriano Silva, do Novo, que está nadando de braçada. É o franco favorito. Aparece na casa de 60% das intenções de voto.
Em segundo vem Carlito, com 15%, seguido por Lima, também na casa dos dois dígitos. Esses são os três postulantes mais bem avaliados para a eleição.

Mas, como vemos, o somatório do segundo com o terceiro não dá a metade do percentual do prefeito.

Quem?

Adriano Silva, aliás, deixa claro que não quer correr nenhum risco. Está até querendo esconder alguns aliados, como, por exemplo, União Brasil e PSD. Os dois partidos estão no governo Lula, cada qual com três ministérios. Seus deputados e senadores, a rigor, votam com o PT e o consórcio STF-Planalto.

Embate

Lembrando, ainda, que o PSD foi o adversário do segundo turno de Adriano Silva na figura do atual deputado federal, no exercício do mandato, Darci de Matos. Ele está atuando em função da licença de Ricardo Guidi.

Salada

O Novo, então, ideologicamente falando, é Direita? Mas, coligado com partidos assentados em um governo que vai muito além de ser “simplesmente esquerda.” Trata-se de uma ralé, de um governo comunista, de um desgoverno, na verdade.

Debaixo do pano

A campanha do PL acionou o Judiciário, pois os materiais de campanha não mostravam os partidos coligados a Adriano Silva. A Justiça deu ganho de causa. PSD, União Brasil e outro vão ter que aparecer na propaganda eleitoral do prefeito. No primeiro embate jurídico, vitória para os liberais.

Capital

Do Norte, vamos para Florianópolis, onde Dário Berger, Pedrão Silvestre, Marquito Abreu e Lela Farias são os principais candidatos de oposição. Quarteto que já foi pra cima de Topázio Silveira Neto. O pessedista, registre-se, teve uma boa estreia na propaganda eletrônica, apresentando um bom programa de televisão, melhor do que os quatro adversários oposicionistas.

Antídoto

Mesmo assim, ele escalou as redes sociais com seus tradicionais vídeos. Desta vez, para contrapor afirmações e informações inverídicas apresentadas pelos seus adversários, numa clara tentativa de desestabilizá-lo.

Na frente

Com essa largada, Topázio Silveira Neto, assim como Adriano Silva, alimenta perspectivas de vitória no primeiro turno. Em Joinville, elas são mais alentadoras do que em Florianópolis, mas a campanha mal começou. Estamos a 43 dias das eleições em primeiro turno.

Tic-tac

Da Capital, vamos para a maior cidade do Sul, Criciúma. Ali, a carga está muito, mas muito pesada. O tiroteio já é intenso entre as duas principais candidaturas, lideradas por Vaguinho Espíndola, do PSD, apoiado pelo prefeito Clésio Salvaro; e Ricardo Guidi, que era do PSD e foi para o PL, contando com o respaldo do governador Jorginho Mello.

Telinha

Guidi também recorreu à Justiça Eleitoral e conseguiu limitar a participação de Clésio Salvaro nos comerciais de TV e rádio de Vaguinho. A lei permite até 25% do tempo com a presença de outra liderança.
Mas da campanha não há como tirar o prefeito, o grande cabo eleitoral de seu pupilo. Salvaro está acompanhando Vaguinho por todas as regiões da cidade.

Enrosco

Já Guidi, federal, além de Jorginho, deverá contar com Jair Bolsonaro. Ocorre, contudo, que o ex-presidente tem que marcar presença no Sul, bem como os deputados do PL, os dois federais e o estadual e tudo mais. De qualquer forma, é uma eleição enroscada na maior cidade sulista.

Cabo forte

Assim como em Criciúma, em outros municípios, como Blumenau, Balneário Camboriú e São José,  a presença de Bolsonaro será fundamental. Já em Itajaí, Brusque, Palhoça e Florianópolis, naturalmente que o ex-presidente ajuda.
Muito embora, lembremos, a fortaleza do bolsonarismo registrou seu pior desempenho justamente na Capital em 2022.

Incumbência

Jorginho Mello tem a missão de trazer o ex-presidente ao estado. Pelo menos por 24 horas, período suficiente para a realização de uns quatro ou cinco comícios estratégicos. A ideia seria reunir pelo menos 15 candidatos das imediações dos locais onde serão realizados os eventos eleitorais para que Bolsonaro possa, efetivamente, influenciar em favor do PL e das candidaturas liberais na disputa municipal.

Brasil virou terra de ninguém

Por Cláudio Prisco Paraíso
31/08/2024 - 08h11.Atualizada em 31/08/2024 - 08h11

Fora da lei, psicopata, cretino, tirano, arbitrário, especialista em abuso de autoridade. É assim que pode ser definido Alexandre, um criminoso que vem desmoralizando o Judiciário brasileiro e os magistrados em silêncio.

A classe não pode se manifestar, juízes não podem se opor, não podem criticá-lo, sob pena de serem submetidos aos rigores do Conselho Nacional de Justiça. Presidido por quem?

Por ele, Barrosinho, Luiz Roberto Barroso, hoje na proa do STF. Mas ele tem como Corregedor-Geral um magistrado que segue as ordens de Alexandre, porque, além de amigo, é subordinado a ele.

O cidadão atende pelo nome de Luiz Felipe Salomão, o mesmo que esteve em Santa Catarina recentemente.

Ontem, foi a vez do chefe institucional de Salomão, Luiz Barroso, fazer um tour em terras catarinenses. Veio, vejam só, dar uma aula para alunos do Ensino Médio. Isso causou calafrios e perplexidade. Sabe-se o que um sujeito dessa natureza ensinou aos jovens.

Expectativa

Depois, a suprema toga que preside o Supremo, a fina-flor do Brasil atual, teria uma rodada com a Associação dos Magistrados Catarinenses (ACM).

Presença

A expectativa girava em torno do quórum, da presença de juízes catarinenses. Havia quem apostasse que o comparecimento seria baixo, pois muitos togados não desejam se submeter, aplaudir Barroso, Alexandre e todo o consórcio.

Imagem

Barrosinho ainda faria uma visita de cortesia aos dirigentes do Tribunal de Justiça. Ocorre que este cidadão é persona não grata, não só na Capital como em Santa Catarina.

Mordomia

Ele é especialista em viajar às nossas custas com o avião da FAB, Força Aérea Brasileira. Somente no ano passado, Barroso viajou 24 vezes em 30 dias de um único mês. É o recordista absoluto, marca que ele vem mantendo também em 2024. Ninguém viajou tanto este ano como ele às custas de quem trabalha e produz. Barrosinho já fez 82 incursões. Muito turismo.

Chacota

O que ele menos faz, o Barroso, é comandar o Judiciário brasileiro, é comandar o Supremo Tribunal Federal, que virou uma bagunça completa, com todos se sujeitando aos desmandos desse indivíduo que responde pelo nome de Alexandre e que está sendo motivo de chacota internacional.

Fora da lei

O todo-poderoso usou o Twitter oficial do Supremo para intimar o mega empresário sul-africano, radicado nos Estados Unidos, Elon Musk. O que é absolutamente ilegal, tanto pela legislação brasileira quanto pelas normas internacionais.

Trocando as bolas

Ato contínuo, o imperador bloqueou as contas da Starlink, que também pertence à Musk, mas que é outra empresa, outro CNPJ, para garantir o pagamento de multas aplicadas ao X, companhia controlada pelo bilionário.

Censura!

É grande chance de X ser banido do Brasil (Alexandre já detemrinou o bloqueio da rede que tem 21 milhões usuários neste país), o que nos “honrosamente” ao lado, irmanados, de países como a China, Rússia, Coreia do Norte, Venezuela, Nicarágua, Cuba, onde não se tem liberdade. O Brasil realmente voltou. Viva a democracia.

Cúmplices

E os comparsas do Supremo? Silenciosos, calados, aceitando tudo, cúmplices de Alexandre.
Mas o dia dele está chegando. Mesmo assim, o sujeito dobra a aposta.

Mentiras

Acuado pelo Vaza-Toga, aí ele vai pra cima com a 29ª operação da tal lesa-pátria, baseado numa mentira de um golpe que nunca existiu. Quem está a lesar a pátria é o próprio Alexandre, alegando (falsamente) estar defendendo o estado de direito e a democracia.

Conluio

Essa é a alegação dele, respaldada pelos colegas, pelo Planalto, pelo PT e pela mídia companheira, velhaca, muito bem aquinhoada e cúmplice dessas barbaridades que estão lançando o país na mais absoluta escuridão.

Corroendo o Brasil

Na verdade, o senhor Alexandre e todo esse consórcio, afrontam, dilapidam, solapam a democracia. E violentam direitos os mais básicos.

Degola

É um cidadão, Alexandre, que não deve apenas ser impedido no cargo de ministro, para o qual, aliás, nunca foi eleito. Ele tem que sair do STF e ir diretamente para a prisão.
Passar uma bela temporada atrás das grades e pagar por tudo que fez contra tantos brasileiros e contra a sociedade nacional. Não passa de um magistrado da pior espécie. Uma vergonha para o Brasil, Alexandre de Moraes.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR