Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
34 °C
15 °C
Início . Blogs e Colunas .Cláudio Prisco Paraíso

Só espuma e factoides

Por Cláudio Prisco Paraíso
11/04/2024 - 09h56.Atualizada em 11/04/2024 - 09h56

Tudo indica que o PSD desistiu de tentar tirar o MDB da base de apoio do governo Jorginho Mello. O partido ocupa posições nos diversos escalões, a começar pelo titular da Infraestrutura, o deputado estadual licenciado Jerry Comper. 

Vale lembrar que originalmente a pasta era chamada de Secretaria dos Transportes. Quem mudou a nomenclatura foi Luiz Henrique da Silveira. 

Foi justamente nesse setor que o então governador Jorge Bornhausen indicou o deputado federal eleito em 1978, Esperidião Amin, para assumir a titularidade dos Transportes. 

Foi pilotando essa pasta que ele se tornou candidato a governador e venceu Jaison Tupy Barreto no pleito de 1982. 

Já na condição de secretário da Infraestrutura, LHS entregou a pasta ao igualmente deputado federal Mauro Mariani, que foi candidato a governador em 2018, quando Luiz Henrique já não estava mais entre nós. 

Visibilidade

Ou seja, é uma pasta pra lá de estratégica. Costuma-se dizer que o governo tem três posições que são a fina flor do primeiro escalão: a Fazenda, a presidência da Celesc e a Secretaria da Infraestrutura. 

Rasteira

O que desejavam os pessedistas? Que os emedebistas buscassem abrigo na trincheira oposicionista, fazendo companhia ao PSD, partido que tenta, dia e noite, desestabilizar a atual administração estadual. 

Narrativas

Tivemos aí uma maratona de dois meses com os porta-vozes oficiais do PSD na mídia plantando intrigas e desavenças no intuito de ver o Manda Brasa desembarcar do governo. Finalmente parece que desistiram. O MDB não só vai continuar como seguramente vai ganhar mais espaço no colegiado. Se não for em abril, deve ocorrer em maio. 

De saída

Lembrando que no início de junho os dois deputados federais que ocupam secretarias, Ricardo Guidi (Meio Ambiente e Economia Verde) e Carmen Zanotto (Saúde), vão desembarcar para disputar, respectivamente, as prefeituras de Lages e Criciúma. 

Há vagas

Seguramente, espaço será aberto para o MDB. O PP também deverá ganhar mais posições no governo Jorginho Mello, deixando o PSD absolutamente isolado. 

Contexto

Ah, mas tem o PSDB, o UB, o Republicanos e o Podemos. Sim, mas vamos contextualizar. Os tucanos estão caindo pelas tabelas a cada dia. O União não vingou. O Republicanos, nas mãos do ex-governador Moisés da Silva, e o Podemos, agora pilotado por Paulinha Silva, muito provavelmente passarão para a órbita de influência de Jorginho Mello até o final do ano. 

Diferencial

Com outro detalhe, essa eleição tem tudo para consolidar a posição do PL em todo o Brasil. Inclusive no Nordeste, região que assegurou a vitória de Lula da Silva no pleito de 2022. Mais do que nunca, nas últimas três décadas, teremos eleições municipais que influenciarão muito fortemente o pleito estadual subsequente, no caso atual o de 2026.

Brasil transformado em chacota mundial

Por Cláudio Prisco Paraíso
10/04/2024 - 09h07.Atualizada em 10/04/2024 - 09h07

Ainda a queda-de-braço entre o megaempresário Elon Musk e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Reflexões imperiosas, sem trocadilhos, neste momento. O imperador ainda não se deu conta de que o bilionário sul-africano que mora nos EUA não está ao seu alcance.

Se ele já se considera presidente do Brasil, está longe de ser presidente do mundo, até porque essa função não existe ainda.
E se existisse, estaria sendo ocupada, provavelmente, por um presidente americano.

Outro aspecto: Alexandre de Moraes está enfrentando alguém de corpo inteiro. Sim, ele foi desafiado por Musk. O empresário enfrentou o ministro. Bateu de frente e não está aliviando. Em entrevista a um veículo brasileiro de comunicação, o empreendedor falou “aquele juiz Alexandre.” Depois deu o sobrenome, tratando-o com descaso, alguém que ele mal sabe quem é. E é exatamente isso.

De quebra, Musk fez a revelação mais bombástica, mais absurda, até aqui, dando conta de que o ministro sempre que mandou bloquear as contas solicitou que não ficasse caracterizado que aquilo ocorria por uma decisão judicial.

Corpo fora

Alexandre sempre determinou que o X assumisse como um encaminhamento interno, de normas da empresa para bloquear parlamentares, jornalistas e influenciadores conservadores.  Tipo, pedindo de mentirinha que a empresa assumisse sua decisão, ficando na sombra, preservado. O cidadão parece acometido de uma patologia psicológica. Além de uma covardia extrema.

Vassalagem

E seus 10 colegas supremos parecem viver em outro planeta, numa bolha em que tudo estaria às mil maravilhas. Não é o caso do Brasil, cuja democracia já foi solapada há tempos.

Olhar

Precisamos de um estrangeiro para colocar ordem na casa, para efetivamente enfrentar o autoritarismo, as arbitrariedades. A repercussão é internacional e coloca em xeque a imagem do Brasil.

Batendo em retirada

Já temos multinacionais prontas a deixar o país se Alexandre derrubar o X. Isso provoca insegurança jurídica até para novos investimentos, provoca desdobramentos econômicos. E o governo federal, e o presidente Lula? É um simples coadjuvante. Nada diz.

Conversa mole

Alguns colaboradores ainda questionam Musk, justamente aquele que se dispôs a defender a nossa liberdade. Porque eles, os governistas e esquerdistas, não o fazem. Rotulam Musk de bilionário que está se intrometendo em questões internas. Ele está fazendo o que ninguém faz. Esse governo, muito menos. O Planalto está associado num consórcio com o Supremo. Até lideranças de esquerda estão questionando a omissão sob Lula III.

Quietinhos

Que não é só do governo, a omissão é também do Congresso. Como o sistema é presidencialista, vemos Arthur Lira e Rodrigo Pacheco acovardados, emparedados. O capacho do presidente do Senado chegou a dizer que as redes sociais precisam ser reguladas. Precisam, sim, com regras claras, mas não para censurar e perseguir um grupo ideológico, calando a oposição ao atual desgoverno.

Exemplo

A emenda número 1 nos EUA assegura manifestação em qualquer circunstância. A situação está passando de todos os limites aceitáveis. E agora, ministros do STF, não vão tentar deter Alexandre? Sim, porque suas viagens, suas conferências pelo mundo passam a ficar comprometidas.

Explicações

Serão questionados, os supremos, por onde irem. Não só pela mídia como também pela população internacional, que acompanha, perplexa, o que está acontecendo no Brasil.

Na lona
Alexandre está jogando na lata do lixo o restinho de credibilidade que o Supremo detinha. O imperador e a suprema corte viraram alvo mundial de chacota, de piadas sem fim. Não é algo que nos alegra. Mas, como ninguém faz nada aqui, precisou que um megaempresário se posicionasse.

Palhaçada

Como piada pouca é bobagem, Alexandre resolveu incluir Elon Musk no inquérito da inquisição, ou melhor, das fake news. O que o super-ministro fará daqui por diante? Vai determinar busca e apreensão em endereços do empresário no exterior? Vão cassar o seu passaporte.

Sério?

Alexandre acusa o sul-africano de organização criminosa. Ensandecido, perdeu completamente o juízo. Diante do que é imperioso perguntar: o que querem afinal os presidentes da Câmara e do Senado? Que a população ocupe o asfalto e reaja? A conferir.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR