Dez réus de processos provinientes da "Operação Mensageiro" foram condenados nesta quinta-feira, 27 de setembro. Entre eles está o ex-prefeito de Itapoá e o proprietário da Versa, antiga Serrana.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
As penas de ambos somam mais de 100 anos de prisão. O homem apontado como "Mensageiro", teve pena de 30 anos de reclusão.
“Processo de hoje é um marco por ser o primeiro sentenciado, trazendo a sociedade uma resposta após 9 meses da deflagração da primeira fase. A justiça está presente e dá as respostas necessárias”, disse a desembargadora Cinthia Beatriz da S. Bittencourt.
O proprietário da empresa Serrana foi condenado a 42 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão em regime inicial fechado, além de pagamento de multa. Pelas práticas do crime corrupção ativa, por oferecer vantagem indevida a funcionário público, assim como por repetir o crime por cerca de 19 vezes. A pena foi limitada a 25 anos de prisão.
Marlon Neuber, ex-prefeito de Itapoá: pena de 59 anos, 11 meses e 15 dias de prisão, assim como pagamento de multa. Condenados pelos crimes de participação em organização criminosa como funcionário público, enriquecimento ilícito, assim como por repetir os crimes por cerca de 20 vezes Devolução do valor de 1,6 milhão aos cofres de Itapoá, que já foram depositados. A pena foi limitada a 18 anos de prisão.
Outros sete réus, como funcionários do gabinete do ex-prefeito ou da empresa Serrana, tiveram penas variadas entre 28 a 1 ano de prisão, dependendo de sua participação no esquema de corrupção.
O fortalecimento dos laços entre os deputados e suas bases pautou a primeira reunião da bancada progressista, formada por Altair Silva, Pepê Collaço e Zé Milton, na noite da última terça-feira, 26 de setembro, em Florianópolis.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Com o lema "quem não se reúne não se une", o encontro contou com a presença de 45 prefeitos e 31 vices. Ficou firmado o compromisso da realização de um fórum permanente de diálogo entre a bancada e as bases progressistas, para ouvir as demandas, debater estratégias e fortalecer a sigla.
Além disso, na reunião foram definidos alguns encaminhamentos. O primeiro será redigir uma carta ao governador Jorginho Mello para solicitar um encontro com todos os prefeitos e vice-prefeitos progressistas. A ação visa fortalecer a cooperação e o diálogo com o governo.
A segunda se refere à valorização dos suplentes. O deputado Altair Silva irá tirar uma licença de 30 dias a partir da próxima terça-feira, 03 de outubro, cedendo o posto para que o ex-vereador Pedro de Assis, o Pedrão, assuma a cadeira no legislativo. Também ficou estabelecido que a convenção do partido será realizada no máximo em 30 de novembro.
Blog do Bordignon
Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.