Programa que garante botijão de gás gratuito para famílias de baixa renda teve ampla maioria, mas contou com seis votos contrários da bancada catarinense
Seis deputados federais catarinenses votaram contra o Programa Gás do Povo, em Brasília - Foto: Reprodução A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira, 02 de janeiro, a medida provisória que institui o Programa Gás do Povo, política que prevê a distribuição gratuita de botijões de gás de cozinha (13 kg) para famílias em situação de vulnerabilidade social. A proposta recebeu 415 votos favoráveis e 29 contrários. Entre os votos contra, seis foram de deputados federais de Santa Catarina.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O programa é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo. Criada inicialmente por decreto presidencial, a medida provisória precisa ser aprovada pelo Congresso para se tornar lei, já que tem validade até o dia 11 de fevereiro. Agora, o texto segue para análise do Senado Federal.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a expectativa é que o Gás do Povo beneficie cerca de 15 milhões de famílias em todo o país a partir de março, quando o programa deve estar em pleno funcionamento.
Em Santa Catarina, mais de 179 mil famílias se enquadram nos critérios para receber o benefício. Somente em Florianópolis, capital que foi incluída recentemente no programa, cerca de 7,6 mil famílias poderão retirar o botijão gratuitamente.
Votação dos deputados catarinenses
Votaram contra o Programa Gás do Povo:
- Gilson Marques (Novo)
- Daniel Freitas (PL)
- Júlia Zanatta (PL)
- Ricardo Guidi (PL)
- Zé Trovão (PL)
- Geovania de Sá (PSDB)
Votaram a favor da medida:
- Ana Paula Lima (PT)
- Valdir Cobalchini (MDB)
- Daniela Reinehr (PL)
- Fabio Schiochet (União Brasil)
- Jorge Goetten (Republicanos)
- Luiz Fernando Vampiro (MDB)
- Pedro Uczai (PT)
- Rafael Pezenti (MDB)
Caso seja aprovado também pelo Senado, o Programa Gás do Povo substituirá oficialmente o atual Auxílio Gás, que hoje é pago bimestralmente a cerca de 4,4 milhões de famílias em todo o Brasil.