Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
31 °C
18 °C

Gás do Povo é aprovado na Câmara e divide votos de deputados de Santa Catarina

Programa que garante botijão de gás gratuito para famílias de baixa renda teve ampla maioria, mas contou com seis votos contrários da bancada catarinense

Por Redação, Portal 49
03/02/2026 - 14h33
Seis deputados federais catarinenses votaram contra o Programa Gás do Povo, em Brasília - Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira, 02 de janeiro, a medida provisória que institui o Programa Gás do Povo, política que prevê a distribuição gratuita de botijões de gás de cozinha (13 kg) para famílias em situação de vulnerabilidade social. A proposta recebeu 415 votos favoráveis e 29 contrários. Entre os votos contra, seis foram de deputados federais de Santa Catarina.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O programa é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo. Criada inicialmente por decreto presidencial, a medida provisória precisa ser aprovada pelo Congresso para se tornar lei, já que tem validade até o dia 11 de fevereiro. Agora, o texto segue para análise do Senado Federal.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a expectativa é que o Gás do Povo beneficie cerca de 15 milhões de famílias em todo o país a partir de março, quando o programa deve estar em pleno funcionamento.

Em Santa Catarina, mais de 179 mil famílias se enquadram nos critérios para receber o benefício. Somente em Florianópolis, capital que foi incluída recentemente no programa, cerca de 7,6 mil famílias poderão retirar o botijão gratuitamente.

Votação dos deputados catarinenses

Votaram contra o Programa Gás do Povo:

- Gilson Marques (Novo)

- Daniel Freitas (PL)

- Júlia Zanatta (PL)

- Ricardo Guidi (PL)

- Zé Trovão (PL)

- Geovania de Sá (PSDB)

Votaram a favor da medida:

- Ana Paula Lima (PT)

- Valdir Cobalchini (MDB)

- Daniela Reinehr (PL)

- Fabio Schiochet (União Brasil)

- Jorge Goetten (Republicanos)

- Luiz Fernando Vampiro (MDB)

- Pedro Uczai (PT)

- Rafael Pezenti (MDB)

Caso seja aprovado também pelo Senado, o Programa Gás do Povo substituirá oficialmente o atual Auxílio Gás, que hoje é pago bimestralmente a cerca de 4,4 milhões de famílias em todo o Brasil.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2026 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR