Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
35 °C
15 °C
Início . Blogs e Colunas .Cláudio Prisco Paraíso

Chapas puras

Por Cláudio Prisco Paraíso
27/06/2024 - 08h58.Atualizada em 27/06/2024 - 08h58

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), com o leque de partidos que respaldam sua reeleição, anunciou que vai de chapa pura. Assim como Adriano Silva, o mandatário de Joinville, que é filiado ao Novo.

Foram dois municípios onde o PL do governador Jorginho Mello tentou composição. Sem sucesso. No Norte, o prefeito deixou claro que não abriria mão de repetir a dobradinha bem-sucedida de 2020.

Já no Oeste, a sinalização dos liberais chegou a João Rodrigues. Mas, ao que parece, ele vai optar realmente por indicar Eron Giordani, presidente estadual do PSD, como vice. Na eventualidade de uma renúncia de Rodrigues lá em 2026, Giordani assumiria a prefeitura da Capital do Oeste.

Eron foi chefe de gabinete de Rodrigues por dois mandatos.Em Joinville, Jorginho já estabeleceu a estratégia. O PL vai com o deputado estadual Sargento Lima de candidato para o enfrentamento contra Adriano Silva.

Alternativa

Em Chapecó, diante do fato consumado, o PL buscará uma candidatura própria. Tudo leva a crer que a deputada federal Daniela Reinehr será sondada e convidada para o desafio.

Firme

Há outra deputada federal pelo PL do município. Só que Carol de Toni hoje é presidente da poderosa Comissão de Constituição e Justiça, CCJ, da Câmara. Um espaço estratégico. Não apenas para o partido como para Santa Catarina. Por isso, não há nem especulação em torno do seu nome.

Ribalta

Resta saber se a deputada Daniela Reinehr topará esse desafio. Ela que teve seu nome também lembrado, caso transferisse o domicílio eleitoral, para a disputa em Blumenau. Mas permaneceu fixada no Oeste.

Atuação

Vale registrar que Daniela, além de estar realizando um mandato atuante em Brasília, foi vice-governadora naquela surpreendente vitória do PSL em 2018. Ela formou dobradinha com Carlos Moisés. Eles chegaram à vitória embalados pela onda Bolsonaro, com quase 76% dos votos válidos no segundo turno.

Proximidade

Para fechar o tripé, temos Florianópolis. Na Capital, Jorginho Mello propôs a indicação do vice de Topázio Neto. Ele aceitou, mas o PSD torceu o nariz. Os dirigentes da legenda queriam indicar alguém do União Brasil.  Afinal de contas, os pessedistas respaldaram o nome de Gean Loureiro, do UB, ao governo há dois anos. O ex-prefeito renunciou em favor de Topázio. Seria uma forma de retribuir o gesto de Gean.

Interlocução

Mas Topázio Neto insistiu com o PL numa clara demonstração de que suas conversações hoje estão muito mais avançadas com os liberais do que com o União. Conversas, aliás, muito mais sólidas do que com seus próprios correligionários.

Lula sempre em campanha

Por Cláudio Prisco Paraíso
26/06/2024 - 08h46.Atualizada em 26/06/2024 - 08h47

É impressionante como a dissimulação permeia as atividades políticas no Brasil.
Senão vejamos. Fernando Henrique Cardoso completou, semana passada, 93 anos. Ele que já está fora de combate nos últimos seis meses.

Não escreve mais semanalmente nos jornais como fazia até meados de 2023. O ex-presidente foi se retirando da cena. Em 2022, Lula conseguiu arrancar uma foto, e declaração de voto, de Fernando Henrique.

Eles têm um relacionamento que vem da década de 1970. Candidato ao Senado em sublegenda, FHC, filiado ao MDB, fez a segunda maior votação e ascendeu à Câmara quatro anos depois com a eleição de Franco Montoro ao governo paulista. Ali começou a trajetória do tucano.

Companheirada

Na primeira experiência eleitoral, FHC recebeu apoio de Lula. Mas com o tempo eles foram se distanciando. Em 1989 o PSDB lançou Mário Covas candidato a presidente.

Bico e pena

Tucanato, aliás, que nasceu de uma dissidência do MDB pelas mãos de Covas, Franco Montoro, FHC, José Serra e por aí vai.
No segundo turno de 1989, FHC e o PSDB apoiaram Lula da Silva contra Fernando Collor de Mello.

Quase lá

O petista chegou ao round final suplantando Leonel Brizola, do PDT, nos últimos dois dias da campanha. Lula da Silva e FHC passaram a viver às turras a partir de 1994. Naquele ano, o tucano surfou a onda do plano Real e elegeu-se presidente.

Perdendo

Fernando Henrique derrotou o petista em duas eleições consecutivas, ganhando em primeiro turno. Depois de seus oito anos, Fernando Henrique lançou José Serra como sucessor. Mas Lula passou a espezinhar FHC. Não sendo correspondido. O ex-presidente queria ficar numa boa com o petista.

Ah tá

O líder vermelho fez campanha dizendo que acabaria com o plano Real. Lorota. Lula surfou o sucesso do Real. Tanto que se elegeu e reelegeu em 2006. As relações entre os dois sempre foram de altos e baixos. Muito mais pela intransigência e a petulância de Lula. O tucano sempre procurou contemporizar, equilibrar, mas o petista esticava a corda.

Economia

Foi com a queda de Collor e a ascensão de Itamar Franco que tudo surgiu, com a ajuda de economistas brilhantes. Entre eles, Pedro Malan, Armínio Fraga, Pérsio Arida e tantos outros. Pessoas preparadas, que estudaram.

Líder supremo

Lula se julgava acima de todos. Nesta semana, o presidente que saiu das urnas foi visitar FHC, querendo sinalizar que o PSDB está com o PT.

Uhum

Lula está querendo dizer que essa faixa do eleitorado deve votar no PT e não na direita. Além do oportunismo político, Lula da Silva, ao dar um abraço em FHC, pai do plano que ele tanto criticou, sela uma verdade: é o plano que mantém o Brasil numa certa estabilidade.

Sem rumo

O atual governo não tem qualquer estratégia econômica. O único objetivo é arrecadar. Mais e mais. Errou FHC ao receber Lula. Porque justamente a formulação do Plano Real não tem nada a ver com o que acompanhamos hoje.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR