Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
22 °C
17 °C
Início . Blogs e Colunas .Cláudio Prisco Paraíso

Ponto de virada

Por Cláudio Prisco Paraíso
10/09/2025 - 07h54

Assim como Jorginho Mello aproveitou a mobilização do 7 de setembro, em Florianópolis, para assumir por inteiro a candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina, também assim procedeu Tarcísio de Freitas em São Paulo. Ele foi o anfitrião da grande concentração que reuniu milhares de paulistas e brasileiros.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Pela primeira vez, Tarcísio fez um discurso que não deixa dúvidas, assumindo por inteiro sua pré-candidatura à Presidência da República. Para desespero do regime.
Na ordem prática das coisas, ele disse que o candidato é um só, Jair Bolsonaro, que “vamos trabalhar para que a inelegibilidade seja revertida, bem como a neutralização do julgamento de 8 de janeiro.” O ex-presidente se encontra em prisão domiciliar.
Mas, a grande verdade é que todos sabemos que é absolutamente improvável a participação de Bolsonaro nas eleições do próximo ano. A partir do momento em que o governador paulista aciona a metralhadora giratória na direção do Supremo Tribunal Federal, especialmente na figura de Alexandre de Moraes, isso evidencia que ele já está lançando mão de um posicionamento como candidato à Presidência.

Ditadores

Não há mais o que negociar, não há mais o que dialogar com o STF.
De pronto, claro, as supremas togas, que deveriam só se manifestar nos autos de processos, já vieram a público.

Lorota

Oh, o governador de São Paulo assumiu uma postura de radicalização, virou um sectário do PL e compromete a interlocução com o Supremo. Tudo neste país virou supremo, é muita supremacia, convenhamos.

Cúmplices

E os jornalistas da mídia velhaca e serviçal se apressaram em afirmar: olha, Tarcísio foi no papo de Bolsonaro, de que irá apoiá-lo à Presidência, mas, daqui a pouco, vai puxar o tapete do governador.
Tudo montado, tudo devidamente estruturado, uma engrenagem azeitada, entrosada, que objetiva, evidentemente, fazer o jogo do sistema ou do consórcio Planalto-Supremo. A grande realidade é que não há mais o que fazer.

Lado

No contexto atual, é preciso ter posição. E Tarcísio percebeu isso. Também já disseram que ele vai perder o apoio da Avenida Brigadeiro Faria Lima, do PIB Nacional, do setor produtivo.

O caminho

Não, não há outra opção. Para o segmento empresarial, para o meio político de ideologia de centro, de centro-direita, qual é a alternativa? Manter Lula levando o país ao precipício? Não. Qual outro nome seria capaz de emparedar a esquerda e o governo PT e derrotar Lula da Silva? É o governador Tarcísio de Freitas.

Convergente

Nenhum outro nome tem a capacidade de agregar apoios mais variados. E é por isso que o regime está reagindo. A mídia, o Supremo, o Planalto, eles não querem Tarcísio de candidato. Ele ameaça a farra.

Respingo

Registre-se que essa atitude de Tarcísio, de disparar forte contra o Supremo e, sobretudo, contra o relator Alexandre Moraes, pode provocar um desdobramento em Santa Catarina.

Ponte

Vale lembrar que, no ano passado, foi Tarcísio quem conseguiu colocar o senador Jorge Seif no gabinete de Alexandre Moraes. Na oportunidade chegaram ao entendimento e Seif, que estava com seu mandato já praticamente liquidado, porque iria ser condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral, sobreviveu.

Toma lá, dá cá

Houve um acordão. Tarcísio nomeou o nome da preferência de Alexandre Moraes para pilotar o Ministério Público de São Paulo, deixando de fora o mais votado na lista tríplice, que era seu desafeto. Isso valeu a salvação de Seif.

Cenário

Só que o julgamento não correu e, depois disso, sucederam-se as mais variadas circunstâncias, inclusive declarações, como a de Tarcísio, e também discursos vigorosos contra o Supremo, partindo de Jorge Seif.

Degola?

E agora, como é que fica? Há a expectativa que ainda em setembro ele seja julgado. Por conta daquela nomeação do novo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Alexandre Moraes vai levar às últimas consequências o acordo com Jorge Seif?

Na mira

Ou, diante destes fatos novos Alexandre de Moraes poderia recuar e pedir novamente a cabeça de Seif?

Tudo em família

Por Cláudio Prisco Paraíso
09/09/2025 - 08h10

Diz o ditado que uma imagem vale muito mais do que mil palavras. Isso ficou patenteado, caracterizado, no 7 de setembro, em Florianópolis, quando, pela primeira vez, juntos, apareceram Jorginho Mello e Carlos Bolsonaro.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

É a confirmação de que ambos estarão juntos na chapa majoritária do PL ano que vem. Carlos, como candidato ao Senado, e Jorginho liderando a chapa majoritária no projeto de reeleição. Lá estava também Jair Renan, o 04, que será candidato a deputado federal.
Assim como Carluxo, há mais de 20 anos vereador do Rio de Janeiro, Renan está cumprindo seu primeiro mandato na Câmara de Balneário Camboriú. Jorginho Mello, literalmente, apareceu entre dois dos quatro filhos de Jair Bolsonaro. E assim será a campanha.
O governador de Santa Catarina está mais atrelado a Jair Bolsonaro do que nunca. Em 2022, Bolsonaro indicou seu secretário da Pesca, Jorge Seif, para formar dobradinha com Jorginho, o que contribuiu para que ele carimbasse o passaporte em direção ao segundo turno.

Vagas

Contra Décio Lima, do PT, apoiado por toda a esquerda. A chegada de Seif, à época, custou caro, porque o então senador e candidato ao governo perdeu o então deputado estadual Kennedy Nunes, do PTB, que já havia sido confirmado como seu candidato ao Senado.

Outro barco

Jorginho o convidou para vice. Kennedy declinou e acabou concorrendo na companhia do senador Esperidião Amin, que também disputou o governo. O ex-deputado hoje é secretário-chefe da Casa Civil de Jorginho Mello.

Sangue

Então, em 2026, o nome que vem de cima não será o 06, como foi Seif, mas o 02, que tem o mesmo sobrenome do ex-presidente da República.

Ônus e bônus

Pode ser um bônus a Jorginho. A presença do vereador carioca, contudo, restringe consideravelmente os espaços na majoritária, na medida em que uma vaga terá que ficar com Esperidião Amin, que é o nome da Federação União Progressista na aliança com Jorginho Mello.

Projeto

Nesse caso, Carol De Toni vai aceitar uma candidatura à reeleição à Câmara ou, lá à frente, vai se desfiliar na janela de março e buscar abrigo em outro partido para concorrer ao Senado? É aí que reside o risco da coligação pilotada por Jorginho não eleger os dois senadores.

Será?

Pesquisas já sinalizam que Carlos Bolsonaro disparou. Estaria com 45% das intenções de voto. Imperioso, no entanto, observar com um certo cuidado essas pesquisas açodadas e, talvez, não tão bem formuladas.

Passaporte

Mas, de qualquer maneira, tudo leva a crer que o filho de Bolsonaro, mesmo caindo em Santa Catarina de paraquedas, se eleja senador.

Pulverizando

Uma vez confirmada, também, a candidatura de De Toni por outra sigla, a situação do senador Esperidião Amin torna-se desafiadora.

Topo

Não resta a menor dúvida que se constitui, hoje, no mais completo dos 81 senadores da República. Mas não podemos ignorar o fato de que, em 2026, se completarão 48 anos do seu primeiro mandato eletivo. Em 1978, o hoje senador se elegeu deputado federal com 72 mil votos.

Desafio

De modo que o eleitorado de Esperidião Amin substancialmente envelheceu, e isso pode implicar, sem dúvida nenhuma, numa disputa ao Senado bastante difícil para ele.
Mas, evidentemente, muita água ainda para rolar por debaixo da ponte, afinal, ainda estamos no mês de setembro, a mais de um ano das eleições.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2025 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR