Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
22 °C
17 °C
Início . Blogs e Colunas .Cláudio Prisco Paraíso

O perfil catarinense

Por Cláudio Prisco Paraíso
27/08/2025 - 09h13

Não é novidade que Santa Catarina é um estado essencialmente conservador. Isso vem sendo comprovado ao longo das últimas décadas, mas ficou ainda mais evidente a partir de 2018, com o advento de Jair Bolsonaro, quando ele fez mais de 75% dos votos no segundo turno contra Fernando Haddad (PT) e, na onda, elegeu um governador e sua vice.

:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui

Naquele pleito, quase elegeu também um senador, Lucas Esmeraldino, derrotado por apenas 18 mil votos, além de emplacar seis deputados estaduais e quatro federais. Em 2022, mesmo derrotado por Lula da Silva, Bolsonaro novamente mostrou sua força: no segundo turno, conquistou quase 70% dos votos catarinenses. Vale lembrar que, em 2002, quando Lula se elegeu presidente pela primeira vez, Santa Catarina deu-lhe a maior votação proporcional do país no primeiro turno e a segunda maior no segundo — atrás apenas do Acre. Mas isso já se vão duas décadas, e hoje o conservadorismo domina o cenário político catarinense.

Direita na veia

Na eleição de 2022, o PL elegeu o então desconhecido Jorge Seif ao Senado, além de 11 estaduais, seis federais e o governador Jorginho Mello. Agora, observa-se que Santa Catarina se tornou o centro das iniciativas, mobilizações e eventos conservadores no Brasil.

Em 2024

Essa projeção ficou clara já no ano passado, com a presença do presidente eleito da Argentina, Javier Milei. Neste último fim de semana, Itajaí sediou um encontro de lideranças acadêmicas conservadoras de toda a América Latina.

Presenças

Estiveram lá: o deputado federal Nikolas Ferreira, o governador Jorginho Mello, o senador Esperidião Amin, o prefeito Robson Coelho e, sobretudo, a deputada estadual Ana Campagnolo — hoje uma liderança nacional do conservadorismo, com vários livros publicados, cursos realizados e quase 200 mil votos na sua reeleição em 2022. Entre os 16 federais eleitos em SC, ela superou 15 deles, ficando atrás apenas da amiga e correligionária Carol De Toni, de Chapecó.

Marca e futuro

Esse perfil conservador consolidou Santa Catarina como prioridade no campo da direita. Não à toa, Bolsonaro escolheu o estado como base para o filho Carlos Bolsonaro, cogitado para disputar uma vaga ao Senado. Carluxo esteve presente em eventos recentes e tem frequentado bastante São José, cidade onde vai a clubes de tiro — inclusive, sendo sócio de um deles — e que pode ser escolhida para a transferência do seu título eleitoral.

Sonho de Lula pode virar pesadelo

Por Cláudio Prisco Paraíso
26/08/2025 - 08h00

O sonho de consumo político-eleitoral de Lula da Silva, do PT, da esquerda e do próprio governo, é que a direita lance uma candidatura alinhada a Jair Bolsonaro, preferencialmente um de seus filhos.

:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui

Fala-se no senador Flávio, no deputado Eduardo (autoexilado nos EUA) ou até mesmo na ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Na pior das hipóteses, para Lula, o ideal seria que ao menos o vice tivesse o sobrenome Bolsonaro.

Isso beneficiaria o ex-presidiário, caso busque a reeleição, permitindo que ele se agarrasse novamente à polarização e vinculasse sua imagem àquele que derrotou na eleição em 2022 com ajuda acintosa e desavergonhada da Justiça Eleitoral.

Convém lembrar: Bolsonaro foi eleito, quatro anos antes, pelo voto anti-Lula — que estava condenado a mais de 12 anos de prisão por corrupção. Só saiu do cárcere por uma ação absurda do STF, cujo único objetivo era tirar o então presidente do caminho.

O ungido

Nas últimas semanas, em meio à formalização da Federação União Progressista, é voz corrente nos bastidores: Tarcísio de Freitas será o nome capaz de pôr fim ao golpe que trouxe Lula e seus comparsas de volta à cena do crime.

Tarcísio participou do ato de consolidação da federação em Brasília. Sua desenvoltura verbal, sua agilidade mental, sua capacidade de concatenar ideias e sua condição de gestor testado já o colocam como contraponto ao PT, corrupto e falastrão.

Marca

Por onde passou — no DNIT, no Ministério da Infraestrutura ou agora como governador do estado mais forte da federação — Tarcísio sempre entregou resultados.
Enquanto o PT fala, esperneia e procura culpados para justificar a roubalheira, ele age.

Não por acaso, tanto o centrão no Congresso quanto a Faria Lima, coração do PIB nacional, se movimentam em sua direção.

Convergências

Tarcísio é disparado o melhor nome.
Sua candidatura ajusta o tabuleiro de todos os outros presidenciáveis já citados — Ronaldo Caiado, Ratinho Júnior, Romeu Zema — que tenderiam a apoiá-lo.
Afinal, ele governa São Paulo, estado que concentra 23% do eleitorado brasileiro. Simples assim.

Ninguém aguenta

O próprio Tarcísio já disse: ninguém aguenta mais Lula e o PT.
O sistema corrupto tenta simular normalidade, mas o país está corroído, e a população percebe.

Perspectivas

É fato que seria mais confortável para Tarcísio disputar a reeleição em 2026 e deixar a Presidência para 2030.
Mas a política brasileira ensina: em 2006, Lula já estava morto com o mensalão e mesmo assim se reelegeu.
Cada povo tem o governo que merece.

Tempo

Tarcísio tem hoje 50 anos. Em 2030 terá 55, contra 85 de Lula e 75 de Bolsonaro. O tempo não o pressiona.
Mas a realidade é que seus apoiadores já perceberam: ele é o único nome capaz de derrotar Lula da Silva em 2026.

Vida real

Prova disso é que, quando percebeu a convergência em torno de Tarcísio, Lula passou a repetir que será candidato à reeleição em 2026, desde que esteja em plena condição de saúde. Lula e o PT sabem muito bem que Tarcísio é o adversário mais desafiador a ser enfrentado.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2025 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR