Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
37 °C
17 °C
Início . Blogs e Colunas .Cláudio Prisco Paraíso

João Rodrigues não é mais bolsonarista?

Por Cláudio Prisco Paraíso
02/05/2024 - 11h21.Atualizada em 02/05/2024 - 11h22
Foto: Arquivo/PSD

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, nos últimos anos se notabilizou por uma única característica: tentar ser mais Bolsonarista do que o próprio Jair Bolsonaro. Mas ele sumiu. Desapareceu, escafedeu-se.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Lembram daqueles vídeos com o prefeito empostando a voz – é um grande personagem – e defendendo o ex-presidente e as pautas conservadoras? Pois é, não se viu mais nada. Não se quer imaginar que o robusto prefeito do PSD – que é governo Lula – tenha mudado sua orientação ideológica. Não deve ter sido isso.

Como também não se pode suspeitar que ele, João Rodrigues, não foi ao Rio de Janeiro, como também não apareceu nas duas últimas agendas de Jair Bolsonaro em SC (em Balneário Camboriú, Florianópolis e Camboriú), porque possa estar se distanciando de Bolonaro. Um amigo leal e convicto como João Rodrigues jamais faria isso.

Bom, essa é a visão do blog. Agora o que se  comenta abertamente entre os liberais da província – estamos nos referindo a Santa Catarina (tão atacada por jornalistas de outros lugares) – é que houve um distanciamento.

Muito provavelmente motivado pela chance, real e cada vez mais concreta, de o PL lançar candidato a prefeito em Chapecó, o que causa calafrio na Organização pessedista local.

Não custa lembrar que o PSD tem três ministérios sob Lula III e que jamais se viu uma única imagem de algum pessesista catarinense, excetuando-se Rodrigues que, assim como Lula já frequentou o xilindró, com Jair Bolsonaro.

Sem trégua, o retorno da Mensageiro

Por Cláudio Prisco Paraíso
01/05/2024 - 08h56.Atualizada em 01/05/2024 - 08h56

De volta à Operação Mensageiro. Não daria para dizer que ela ressurgiu das cinzas, afinal de contas, tivemos quatro fases no ano passado. Mas com um intervalo de um ano. A quarta etapa ocorreu em abril de 2023.

Agora, já em período pré-eleitoral, veio nova leva de ações policiais e judiciais (importante frisar que as investigações prosseguiram no período e vão continuar), que alcança um deputado estadual do MDB. Emerson Stein teve busca e apreensão em sua residência. A tarrafada também atingiu outro prefeito, igualmente emedebista.

Isso sinaliza muito claramente que a Polícia Civil, o MPSC e a Justiça Estadual não estão de brincadeira e não vão deixar de buscar novas investigações porque o ano é tipicamente eleitoral.
É bom refrescar a memória. Lá atrás, tivemos uma operação, nas suas quatro fases, que praticamente defenestrou 17 prefeitos e um vice. Desses, mais de 90% não reassumiram os cargos.

Chicana jurídica

Apenas optaram pela renúncia para que não continuassem a ser processados na segunda instância, na tentativa de escapar de uma condenação e retardar os processos na primeira instância.

Batom na cueca

A renúncia caracterizou a confissão desses prefeitos. São licitações fraudulentas e contratos superfaturados na área de recolhimento de lixo, iluminação pública e tratamento de água.

Limpeza

É importante saber que essa assepsia, essa limpeza, torna-se indispensável nesse momento. Porque esse escândalo de corrupção na gestão municipal constituiu-se no episódio mais vergonhoso da história de Santa Catarina, envolvendo inúmeros mal feitos.

Lei é lei

Portanto, a importância de o Gaeco entrar nesse jogo, independentemente de município, de partido, de orientação ideológica, é necessária uma correção de rota.

Chumbo grosso

Pelas informações que chegam, teremos novidades nos próximos meses. O período pré-eleitoral propriamente dito começa a ganhar força em junho, depois, entre julho e agosto, teremos as convenções homologatórias.

Janela

A campanha terá um período curto de 45 dias efetivamente. Mas poderemos ter novas fases, novas investigações, prisões, buscas e apreensões que provoquem desdobramentos na corrida eleitoral porque ainda envolvem atuais administradores municipais. Alguns buscando a reeleição e outros atuando na tentativa de fazer o sucessor.

Observação

Ou seja, muita gente com as barbas de molho em Santa Catarina porque o retorno da Mensageiro pode produzir contratempos eleitorais que aparentemente estariam fora do radar e poderão produzir mudanças no quadro sucessório municipal.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR