***
Na última terça-feira, 02 de maio, a médica veterinária da Cidasc Bruna Duarte, da Unidade Veterinária Local de Seara, palestrou sobre “Biosseguridade na suinocultura e as doenças de notificação oficial”, na Câmara de Vereadores do município.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
A atividade faz parte das celebrações do Mês da Saúde dos Animais de Produção, criado para conscientizar a sociedade catarinense sobre a importância do tema e suas implicações na saúde humana e na economia local.
Cerca de 40 produtores e cinco médicos veterinários da JBS suínos assistiram à palestra, cujo foco central foi a prevenção da peste suína clássica (PSC) e peste suína africana (PSA), doenças que não afetam humanos mas provocam grandes perdas na suinocultura.
A médica veterinária detalhou os sintomas das duas doenças, que são bastante semelhantes: alta mortalidade no plantel; manchas avermelhadas no corpo, principalmente nas extremidades; abortos e perdas reprodutivas em matrizes suínas; alta mortalidade de leitões recém nascidos; febre; dificuldade para caminhar e sintomas respiratórios.
“Ao identificar algum destes sintomas, os produtores devem imediatamente comunicar a Cidasc de seu município, seja pessoalmente ou por telefone, sendo que quanto antes recebermos a notificação, mais rapidamente poderemos investigar e desempenhar ações para impedir a disseminação em caso de suspeita de foco de uma das doenças”, explicou Bruna Duarte.
Na palestra, a médica veterinária da Cidasc apresentou medidas de biosseguridade que são válidas para qualquer produtor de suínos:
Fonte: Cidasc